Quem somos

Rede de Museus e Acervos da Universidade Federal de Ouro Preto é uma articulação entre os museus, unidades e setores da universidade responsáveis pela gestão de acervos pertencentes à UFOP ou sob sua guarda. Nosso objetivo é fomentar e desenvolver ações integradas relacionadas à preservação e divulgação do patrimônio cultural e científico da universidade, contribuindo para sua visibilidade e valorização entre as comunidades acadêmicas e outros segmentos da sociedade.
A criação desta articulação foi aprovada pelo Conselho Universitário (CUNI) em reunião ordinária realizada no dia 15 de setembro de 2020. O documento que formaliza este ato é a Resolução CUNI nº 2.337, que em seu único anexo dispõe sobre o Regimento Interno. Embora tenha autonomia para deliberar questões em seu âmbito, a Rede possui vínculo institucional com a Coordenadoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX). Atualmente a Rede é coordenada pela Profª Gabriela de Lima Gomes (DEMUL) e secretariada pela Profª Ana Audebert (DEMUL), ambas vinculadas ao Departamento de Museologia.
A Rede é formada por espaços e/ou coleções de caráter museológico, documental e memorialista. Além dos representantes dessas entidades, contamos também com a participação de servidores vinculados à Pró-reitoria de Extensão e Cultura, e representantes do Departamento de Museologia (DEMUL) e profissionais das áreas de conservação, biblioteconomia e arquivologia. A reunião dessas pessoas constitui o Conselho, que tem a responsabilidade de propor a política e as diretrizes do trabalho realizado.
Além dos representantes de setores e áreas específicas, atualmente a Rede é constituída por nove museus e acervos da UFOP. São eles: