Conheça a Rede de Museus e Acervos da Universidade Federal de Ouro Preto!

Aqui você encontra informações sobre as coleções da UFOP e sobre a articulação que reúne os museus e os setores da universidade responsáveis por sua gestão e manutenção.

A Rede existe formalmente desde setembro de 2020, quando foi aprovada pelo Conselho Universitário. Seu objetivo é realizar ações ligadas à preservação, valorização e divulgação do patrimônio científico e cultural da UFOP.

Assista o videocast de apresentação da Rede de Museus e Acervos da UFOP.

Desde sua criação, nove acervos aderiram ao projeto e hoje participam da Rede de Museus. As coleções são de caráter museológico, documentalista e/ou memorialista, e incluem arquivos fotográficos, livros e obras raras, coleções de mineralogia e zoologia, acervos de plantas, equipamentos de ensino, entre outros. Clique aqui para conhecer melhor os nossos acervos!

A Rede conta com representantes de cada uma dessas entidades, além de servidores da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) , representantes do Departamento de Museologia (DEMUL) e servidores da UFOP vinculados às áreas de conservação, biblioteconomia e arquivologia. Juntos, esses profissionais formam o Conselho, responsável pelas decisões da Rede e por propor as políticas e ações do trabalho.

Eventos

Fique por dentro dos eventos produzidos pela Rede e pelos acervos da UFOP! Clique aqui e tenha acesso às mesas redondas e aos debates que já aconteceram. Fique de olho!

Participe da Rede

O setor da UFOP em que você trabalha é responsável pela gestão de um acervo?

Você acredita que o seu trabalho com a preservação e comunicação de bens culturais e científicos poderia se beneficiar em contato com outras experiências de preservação de acervos universitários?

Venha para a Rede!!! Clique aqui e acesse os documentos para a adesão.

Educação

Cada acervo da UFOP possui seus próprios procedimentos para o agendamento de visitas. Acesse este link e saiba como entrar em contato com cada um dos acervos. As turmas escolares são sempre muito bem vindas!

Durante o período de isolamento social as coleções encontram-se fechadas para a visitação presencial. Mas ficaremos felizes em recebê-los quando isso tudo acabar.