Workshop: A relação Museu e Educação

A Rede de Museus UFOP organizou o  Workshop: A relação Museu e Educação. No período de 20 a 22 de setembro de 2021, professores responsáveis pelas Redes de Museus de várias universidades do Brasil discutiram sobre diversos temas ligados à educação museal.

No dia  20/09 às 14h o tema discutido foi: A Política Nacional de Educação: Apresentação do Histórico de Formação da Política Nacional de Educação. A convidada  Renata Almendra, Doutoranda em História pela Universidade de Brasília – linha de pesquisa: História Cultural, Memórias e Identidades, falou sobre a criação da Política Nacional de Educação de Museus e destacou a importância da participação dos educadores museais do Brasil para a construção dessa política. Renata possui mestrado em História (UnB, 2006) e atualmente é servidora pública de nível superior no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), atuando como educadora na Coordenação de Museologia Social e Educação.

Já no dia 21/09 às 14h, o tema da discussão foi a Divulgação Científica: Como Divulgar, mediar e produzir práticas educativas. Com os convidadas(os):  Adriana Mortara Almeida, Daniel Maurício Viana de Souza, Adriana Carvalho Koyama e Martha Marandino. Adriana Mortara falou sobre alguns desafios presentes no meio universitário para o desenvolvimento das redes de museus. Adriana possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Ciência da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo (2001). Atuou como consultora para instituições como a Pinacoteca, Instituto Moreira Salles e Instituto Tomie Ohtake. Dirigiu o Museu Histórico do Instituto Butantan de 2010 a 2019 e é Professora adjunta da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Daniel fez uma abordagem geral de questões que são plano de fundo para entender temas como divulgação científica e práticas educativas, pensado especificamente na Rede de Museus. Ele é Graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2004). Doutor em Sociologia pelo Programa de PPGS – UFRGS. Professor do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro, e do Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel. Coordenador no Núcleo de Estudos sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS). Dedica-se a estudos vinculados à Museus, Ciência, Divulgação Científica, Sociologia da Ciência e Teoria da Sociedade. Adriana Carvalho, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013) explicou sobre as possibilidades de trabalho educacional nos arquivos museológicos. Adriana Carvalho é graduada em História pela mesma universidade (1984). Atualmente é docente e orientadora do PPG em Educação da Unicamp. Coordenadora associada do Grupo de Pesquisa Arquivos, Educação e Práticas de Memória: diálogos transversais – UFMG/Unicamp. Membro da Câmara técnica de capacitação de recursos humanos do CONARQ/Arquivo Nacional. Membro do (ICA).

Por fim, a palavra foi dada à  Martha, a professora trouxe como exemplo o podcast “Alô Ciência” que é um projeto voltado à divulgação científica e busca discutir temas que sejam transversais ao mundo científico. Ela possui Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001). É membro do International Council of Museum/ICOM. É docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da USP. Atualmente é Diretora do Centro de Preservação Cultural da USP/CPC/USP e vice-coordenadora do Museu da Educação e do Brinquedo da FEUSP.

O último dia do evento contou com o Painel Experiência, trazendo as convidadas: Mayara Krasinski e Moema de Rezende Vergara. Mayara é Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2006), mestre (2009) e doutora (com período sanduíche em NYBG) (2013) em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas. Moema possui graduação em história pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em História Social da Cultura. Ambas fizeram um aparato geral dos assuntos discutidos durante o workshop e encerraram o evento.

A bolsista Monic Braz Nogueira, responsável pela organização do workshop, deu entrevista explicando a importância do evento para o entendimento  da relação entre a  Rede de Museus da UFOP com os temas abordados. “ Com o workshop os bolsista e demais convidados podem entrar em contato com os métodos educacionais utilizados pelas demais redes espalhadas pelo Brasil”. Relatou Monic.

A Rede de museus vem organizando eventos que abordam temáticas muito importantes para o desenvolvimento de estudantes, bolsistas, professoras e todos os colaboradores envolvidos no projeto.