Conheça a Rede de Museus e Acervos da Universidade Federal de Ouro Preto! Aqui você encontra informações sobre as coleções da UFOP e sobre a articulação que reúne os museus e os setores da universidade responsáveis por sua gestão e manutenção.

Em setembro de 2019 o Museu da Farmácia organizou a Primeira Jornada de Museus e Coleções da UFOP, o objetivo do evento foi mobilizar os servidores responsáveis pela gestão dos acervos da universidade, e discutir a possibilidade da criação de uma rede entre eles, visando dar mais organização e visibilidade às coleções e formando um diálogo mais próximo entre elas

A Rede existe desde setembro de 2020, e seu objetivo é realizar ações ligadas à preservação, valorização e divulgação do patrimônio científico – cultural da UFOP.

Desde sua criação e aprovação pelo Conselho Universitário, nove acervos aderiram ao projeto e hoje participam da Rede de Museus. As coleções são de caráter museológico, documentalista e/ou memorialista, e incluem arquivos fotográficos, livros e obras raras, coleções de mineralogia e zoologia, acervos de plantas, equipamentos de ensino, entre outros.

A Rede conta com representantes de cada uma dessas entidades, além de servidores da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) , representantes do Departamento de Museologia (DEMUL) e profissionais das áreas de conservação, biblioteconomia e arquivologia. Juntos, esses profissionais formam o Conselho, responsável pelas decisões da Rede e por propor as políticas e ações do trabalho.